segunda-feira, 10 de agosto de 2009

RECONSTRUINDO...




Olá amigos!!!
Como disse anteriormente, sem querer,
deletei as postagens do meu blog.
Isso me deixou muito triste, pois não tive como recuperá-las.
Então resolvi postar novamente os projetos que
realizei com os meus pequenos nesse primeiro semestre.






PROJETO EU E MEU CORPO

OBJETIVOS DO PROJETO:


Geral Reconhecer sua importância como indivíduo, resgatando valores que irão contribuir para aumentar sua autoestima.

Desenvolver a autoestima, a partir da análise de si mesmo e do outro com vistas a formação de hábitos plenos de cidadania.

Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo conhecendo seus limites, sua unidade e as sensações que ele produz.

Específicos Identificar as partes do corpo.

Identificar as partes do rosto.

Reconhecer e desenvolver os cinco sentidos(tato, visão,olfato, paladar e audição).

Reconhecer seu nome dentre os demais da sala.

Conhecer a história do seu nome.

Iidentificar dados pessoais da criança.

Valorizar hábitos higiênicos

Socializar.

Ampliar e enriquecer o vocabulário para interagir com o meio.

Desenvolver a linguagem oral, a coordenação motora e a criatividade.

Desenvolver o gosto pela música.

Estimular a concentração e atenção.

Identificar cores e formas.


JUSTIFICATIVA E BENEFÍCIOS

Hà tempos passasdos,a Pré-Escola e Creches eram vistas como um meio para deixar a criança em segurança para que os pais pudessem trabalhar, ou, como um local para brincar. Hoje sabemos a importância e o papel pedagógico, educativo, social desta fase da criança.

Pesquisas demonstram que quando a escola é um ambiente altamente estimulante, onde possam ter como se explorar, imitar, olhar, escutar, expressar-se através de sua fala e em contato com crianças da mesma faixa etária, tendo a professora como facilitadora e orientadora, as crianças na fase da Educação Infantil desenvolvem sua inteligência de forma surpreendente.

A nós educadores cabe propiciar atividades lúdicas e diversificadas criando ambientes educativos cada vez mais ricos e desafiadores. Fazendo assim, com que a criança conheça a sua história de vida e desenvolva valores e desenvolva a formação de hábitos plenos de cidadania.


"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drumond de Andrade )



ÁREAS PEDAGÓGICAS DE ABRANGÊNCIA

Linguagem oral, psicomotricidade, musicalidade, movimento, atenção e concentração,corpo,cores e formas.


CARACTERIZAÇÃO DO PÚBLICO ALVO

Alunos da Educação Infantil



PERÍODO DE EXECUÇÃO

Ano letivo de 2009.


MECANISMOS DE AVALIAÇÃO (QUALITATIVA E QUANTITATIVA)

A avaliação será feita através do envolvimento dos alunos ao participar das atividades desenvolvidas durante a semana.



ATIVIDADES (AÇÃO DO PROJETO)
Serão desenvoldidas no decorrer do ano e anexadas ao planejamento semanal.

CONCLUSÃO
Hoje a escola tem um fundamental papel de tornar cidadãos plenos e conscientes, o que torna fundamental o trabelho constante e ativo do educador, facilitando a formação de nossas crianças,visto que as mesmas são o fururo de nosso país.


"A criança ainda é a única esperança de amor e paz para esse mundo tão cheio de violência. Não podemos deixar que essa esperança se perca pelo egoísmo dos adultos. Vamos dar amor às crianças para que elas cresçam acreditando em nós com o brilho da felicidade no olhar."
Maria Stella de Almeida Moura - Vó Stella

Nenhum comentário:

Postar um comentário